Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

Receita: Chapati


Como foi prometido no post da Mechouia, que foi acompanhada desse pão, aqui está a receita:

Ingredientes:
. 1 ½ xícara de farinha integral
. ½ xícara de água gelada
. ¼ colher (chá) de sal

Preparo:
. Misture a farinha com a água e o sal, e amasse até formar uma bola homogênea, que não grude nas mãos. . . Deixe descansar por 30 min.
. Divida em bolinhas com 3,5 cm de diâmetro. Abra cada bolinha com um rolo de massa, até formar um circulo fino.
. Esquente uma frigideira ou chapa de ferro e coloque os círculos de massa, um de cada vez. Vá pressionando e girando cada círculo, com as mãos ou uma espátula de silicone, até dourar.
. Repita a operação do outro lado. (esse movimento faz com que o pão infle).

Como alternativa, preparei com 1 xíc. de farinha integral e ½ xíc. da farinha obtida através da moagem do trigo em um pilão de pedra,  pra dar um toque mais rústico. Também costumo fazer esse pão com iogurte, que ajuda a dar uma fermentada na massa.


Segundo a Wikipedia: "Chapati é um pão típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia. Dado o número elevado de goeses radicados em Moçambique, é também um pão comum nas mesas nesse país africano. Os chapatis são preparados com uma farinha de trigo integral especial, tradicional da Índia, também denominada chapati. Estes pães são normalmente consumidos no desjejum, podendo, no entanto, ser consumidos em qualquer refeição ao longo do dia, de preferência quentes, acabados de fazer. Para além da farinha de trigo integral,pode incluir ainda açúcar, manteiga, óleoe sal. Com estes ingredientes é formada uma massa, que é usada para formar pãezinhos achatados com cerca de 15 cm de diâmetro. Estes são depois cozinhados numa frigideira."
Receita: Chapati Reviewed by André Nogal on 2.8.12 Rating: 5

8 comentários:

  1. Muito boas todas as receitas. Sigo o site da Viviane há bastante tempo mas infelizmente só descobri o seu hoje... Faço pães com frequencia mas esse eu nunca tentei. Adorei a receita e as dicas. Vc "frita" o pão na frigideira anti aderente untada com alguma coisa? Agradeço se puder me dar mais essa dica. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chapati não é frito. É assado sobre uma frigideira quente, chapa de aço ou originalmente numa pedra quente. Não precisa untar.
      abs

      Excluir
  2. Muito fácil e deve ficar maravilhoso!
    Estou fazendo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, André!
    Amo pães( fazê-los e comê-los!) e vejo que também gosta.
    Costumo fazer uma receita do Panelinha, tão simples quanto essa, o piadina.
    Esse trigo, moído no pilão, é o grão de trigo cru?
    E o iogurte: usa no lugar da água?
    Parabéns pelo blog! Lindas fotos!
    Vou divulgar!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu comia esse "pão" quando fazia Ioga (meu professor promovia uma sessão de comilança depois da aula, rs) e sempre sonhei com a receita. Q bacana encontrar aqui. E com fotos tão lindas :) Parabéns pelo blog. É uma graça!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fora o azeite, lembra muito a receita do Piadina...

    ResponderExcluir
  6. Faço muito, é prático e uma delícia! Manteiga quente ou azeite....com a saladinha que sobra do almoço faz um lanche perfeito!

    ResponderExcluir
  7. Maravilha... vou fazer também! Vai acompanhar uma Original bem geladinha... Obrigada, André!

    ResponderExcluir

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.