Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

Pão Pullman


Eu não sabia disso. Aprendi quando resolvi fazer esse pão. O caso é que pão Pullman ganhou esse nome porque era esse o pão servido nos trens Pullman, que faziam rotas de longas distâncias nos Estados Unidos.

Na França, esse tipo de pão é conhecido como “pain de mie” ou pão de miolo, por ser muito miolo com crosta fina. É ideal para fazer torradas, torradas francesas e canapés. É normalmente assado em formas retangulares, mas pode ser assado em qualquer tipo de forma. Enfim, nada mais é do que o nosso tradicional pão de fôrma. Sua maciez é garantida pelo leite em pó e a manteiga, ingredientes da receita.

Essa é a melhor e mais precisa receita de pão de forma que já testei. Mas pra ficar perfeito, acho importante ter uma balança e, se possível, usar uma boa farinha de trigo.



Preparo:
- Misture todos os ingredientes e sove por 5 min. Se tiver uma máquina de fazer pão é só usar a função “massa” e deixar misturar por alguns minutos, até que se forme uma bola consistente. O ideal é que a temperatura da massa não ultrapasse os 25º (só se preocupe com isso se tiver um termômetro).

1ª Fermentação
- Deixe descansar por 2h em um recipiente tampado com filme plástico ou um pano úmido.
- Divida a massa de acordo com o tamanho das suas fôrmas. Essa quantidade, por exemplo, deu pra fazer um pão enorme na minha forma de 10,5x9x22 cm. Eu poderia ter feito um de 600g na forma e um menor com o restante da massa.
- Deixe a massa descansar, coberta com filme plástico, por 15 min. Enquanto isso unte as formas com óleo.
- Abra a massa delicadamente com um rolo, e enrole formando um cilindro. Coloque na forma com a junta da massa virada para baixo.

2ª fermentação
- Já na forma, deixe crescer por 1h - 1h30 (Eu coloco dentro do microondas fechado desligado, pra não ter lufada de ar).
- Aqueça o forno a 200ºC e asse os pães por aproximadamente 40 min. Quando estiverem com a crosta dourada, retire do forno.
- Não deixe os pães esfriarem dentro das formas para não haver suor proveniente da condensação.


Agora é só preparar o misto!!!!!!!!!!!

Pão Pullman Reviewed by André Nogal on 28.11.12 Rating: 5

7 comentários:

  1. Parece delicioso! Mas fiquei em dúvida em relação ao fermento: qual é o fermento desidratado? É o seco instantâneo? Posso usar fermento fresco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cynthia, o fermento biológico é vendido de duas maneiras no mercado. Fresco ou desidratado(seco). Se a receita pede 9 g do seco e você só tiver o fresco basta multiplicar o peso por 3. Portanto, para substituir 9g do seco você vai usar 27g do fresco.

      Excluir
  2. obrigada, André! Vou comprar fermento agorinha mesmo! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de experimentar esse pão. Estava procurando por uma receita e essa foi a escolhida.
    Depois volto e conto como foi.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Não entendi uma coisa...a água gelada não inibe a ação do fermento? Quando eu faço pão de forma ele fica seco e com a crosta dura. Por que será? Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor,
      O frio retarda o desenvolvimento do fermento e isso é essencial para o bom desenvolvimento da massa. Se aquecemos o fermento antes de adicioná-lo à massa ele vai perder força antes da hora certa e seu pão pode não crescer corretamente.
      Não sei que receita você está usando mas ums dos motivos de seu pão ficar seco pode ser uma temperatura de forno muito baixa que vai levar mais tempo para assar o pão e consequentemente desidratá-lo além do necessário.

      Excluir

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.