Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

André Nogal por aí: Rinconcito Peruano, São Paulo

Arroz chaufa de frutos do mar

Se você quer comer uma comida peruana de verdade, feita POR peruanos PARA peruanos aqui no Brasil, o lugar se chama Rinconcito Peruano, e fica no centro de São Paulo. O endereço, na área da antiga cracolândia, é meio sinistro pra quem não conhece o lugar, mas não poderia ser mais adequado, pelo seguinte fato: nessa região se concentram os imigrantes peruanos. Vá almoçar, e a rua parece menos assustadora.

O lugar é simples, com ares de boteco (o que para mim, não é nenhum demérito). Você entra por uma portinha suspeita e sobe uma escada até o primeiro salão, onde ficam passando vídeos sobre o Peru nas TVs. Os funcionários, todos peruanos, não falam bom português, mas são muito atenciosos. Com muita simpatia, a menina que nos atendeu até sentou na mesa para explicar cuidadosamente alguns pratos. Dos vizinhos de mesa, ouvimos: “É aqui que nós viemos comer quando sentimos saudade do tempero peruano”.

A comida é farta e barata, mas não menos gostosa por isso. Tudo feito com ingredientes originais, muitos importados diretamente para eles (como os sacos enormes de ají seco que vi sendo entregues).

ceviche de frutos do mar
Comemos de entrada um ceviche de frutos do mar - o mesmo que serviu de prato principal para duas pessoas da mesa ao lado - por R$ 27,00 (setembro/2012). O ceviche vem com a batata camote (uma batata-doce laranja como uma cenoura), e o milho, típicos da cozinha peruana. Continuamos com um arroz chaufa de frutos do mar,  e tivemos que parar por aí porque era muita comida. Tudo acompanhado pelo exótico refrigerante com sabor de erva-doce Inca-Kola, de uma cor verde-limão radioativa. Ficamos devendo uma próxima visita para experimentar os outros pratos da casa, como o Lomo a lo pobre (carne salteada com cebola, batata frita, tomate e acompanhado de banana, ovo frito e arroz), e chicharron de peixe e mariscos.



Rinconcito Peruano
Site: não tem, mas veja algumas críticas no Foursquare
Rua Aurora, 451, Centro, São Paulo, tel. 8974-2965 - Google Maps
Preço: R$27 o ceviche para 2 pessoas em setembro/2012.
Pagamento: apenas dinheiro
★★★★☆ Baratinho, e muito gostoso.
André Nogal por aí: Rinconcito Peruano, São Paulo Reviewed by André Nogal on 2.4.13 Rating: 5

Nenhum comentário:

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.