Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

Galinhada caipira, uma receita simples


O carnaval ainda não passou, mas tenho que começar meu ano. :-I Então, aproveitando que uns amigos me trouxeram um galinha caipira lá de Minas, vamos fazer uma receita simples, como eu diria, uma panelada. Mas de um sabor raro nos dias de hoje. Até porque vivemos na cidade grande e as galinhas caipiras não costumam dar as caras por aqui...

E já vou avisando, já que certamente você vai ter dificuldade de encontrar uma galinha caipira, que pode ser feito com frango orgânico, ou “free range”. Na pior das hipóteses faça com frango de granja, fazer o que né?

O prato é perfeito para um almoço de domingo! Serve de 4 a 6 pessoas, mas fique atento: se for chamar mais comensais é sempre bom colocar mais uns pedaços de galinha (coxas e sobrecoxas).

Vamos lá: O segredo pra galinhada ficar boa é usar uma galinha, ou frango, inteira. Isso que vai dar o sabor. O primeiro passo é cortar a galinha em pedaços separando as coxas, asas, coxinhas, sobrecoxas, peito, pés, pescoço e costelas. As partes que tem apenas ossos serão usadas para fazer o caldo, isso mesmo, esqueça pelo menos por hoje o tabletinho de caldo.

Ingredientes:
1 galinha caipira cortada em pedaços
2 cebolas roxas cortadas em cubinhos (pode ser da branca também)
4 tomates sem pele cortados em cubinhos
5 dentes de alho picados
3 xícaras de arroz branco
1 mólho de salsa picada tipo 1
½ xícara de pimenta biquinho em conserva
5 colheres (sopa) azeite
1 colher (sopa) manteiga
Sal e pimenta q.b.
Ingredientes para o caldo:
1 cebola grande cortada ao meio
3 dentes de alho
1 cenoura média descascada e cortada em rodelas
2 folhas de louro
10 sementes de pimenta do reino
1 colher (sopa) urucum
1 colher (chá) açafrão da terra
1 ramo de salsinha
Ossos e pés da galinha
2 litros de água fria


ETAPA 1: Tempere os pedaços do frango (coxas, sobrecoxas, asas, coxinha da asa, peito e pescoço) com alho picado (2 dentes) sal e pimenta. Ah! Eu também coloco o coração, fígado e moelas.

ETAPA 2: Pegue uma panela alta e coloque os ingredientes para o caldo. Cubra tudo com 2 litros de água fria e leve ao fogo. Assim que ferver, abaixe a chama e deixe cozinhar por meia hora. Está pronto seu caldo. Reserve.

ETAPA 3: Separe e lave o arroz

ETAPA 4: Aqueça uma panela grande (40cm) com 5 colheres(sopa) de azeite e 1 colher (sopa) de manteiga. Frite os pedaços de frango até que fiquem bem dourados.


ETAPA 5: Junte as duas cebolas roxas picadas em cubinhos, 4 tomates picados sem a pele e 3 dentes de alho picados ao frango e refogue até a cebola murchar.

ETAPA 6: Agora adicione o caldo de galinha quente até cobrir o frango (reserve a metade do caldo para fazer o arroz), tampe a panela e abaixe o fogo. Deixe cozinhando por 1h30* aproximadamente. Eu gosto da carne quase soltando dos ossos. Daí está na hora de adicionar o arroz e mais caldo ser for necessário.


ETAPA 7: Misture muito bem o arroz na panela, verifique o sal e adicione mais caldo até cobrir tudo novamente, mais ou menos 2 cm de caldo acima do arroz. Cozinhe no fogo baixo até que o arroz fique macio (se precisar adicione mais caldo, aos poucos).

ETAPA 8: Etapa opcional, mas o resultado é mais saboroso. Quando o arroz estiver cozido adicione ½ xícara de pimenta biquinho em conserva (escorrida) e abafe com a tampa, deixe mais 10 min. Com o fogo desligado.

Depois disso tempere com bastante salsinha picada , sirva e espere a cara de felicidade das pessoas. Isso é Comfort Food!!

p.s. É comum ficar uma camada agarradinha no fundo da panela e tem gente que briga pra pegar o fundinho.

* A galinha caipira tem a carne mais firme e demora mais para cozinhar. Se for usar frango de granja fique atento ao cozimento.
Galinhada caipira, uma receita simples Reviewed by André Nogal on 11.2.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.