Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

Salpicão de frango


A segunda-feira começou cheia de trabalho. Só fui lembrar do almoço quando bateu a fome. Corri pra cozinha e me encontrei com a dura realidade de que a geladeira tinha sido esvaziada no fim de semana. Sobraram uns pedaços de frango assado, do almoço de domingo, uns poucos legumes tristes, uma lata de milho no vapor, umas pobres azeitonas... Como fazer uma receita fácil, rápida, e saborosa, com esses ingredientes?

Não haviam muitas opções, e parti para um bom e velho salpicão. Fácil, rápido, gostoso e ainda é light né? (Coloquei só um pouquinho de maionese, tá bom. Mas foi só um pouquinho :)

O salpicão anda meio discriminado, mas é uma receita clássica, dessas que (quase) todo mundo sabe fazer, e que aceita uma variação razoável de ingredientes, de acordo com o que se tem em casa. É perfeito para a pressa do dia-a-dia. É um prato "vernacular".

Vernacular é uma palavra que minha mulher usa bastante, aplicando a banco que é banco, sem assinatura e sem frescuras. Cadeira que é cadeira, sabe como? A wikipedia tem um verbete com a expressão "Design Vernacular", dizendo que são soluções materiais ou visuais presentes no cotidiano, e que indicam forte ligação com a cultura local, podendo ser qualquer produto desenvolvido a partir de um hábito cultural. Aplico aqui o adjetivo "vernacular" ao salpicão, porque pra mim faz o mesmo sentido. Salpicão é uma comida sem frescura, feita de norte a sul do Brasil, faz parte da nossa cultura e a gente nem sabe quem inventou.

Em Portugal chamam outra coisa de salpicão, um embutido que já usei bastante em receitas, e comprava em um açougue de Vila Isabel. Mas o salpicão salada não tem história ou origem especial, é mesmo vernacular, não concorda?

Vamos à receita!


Salpicão fácil e rápido (restô-dontê):

Pedaços do frango assado desfiado
2 cenouras raladas
1 cebola em cubinhos
10 azeitonas recheadas fatiadas
2 tomates (sem sementes) em cubinhos
1 lata de milho cozido no vapor
3 colheres (sopa) de passas
Azeite ou maionese para dar a liga (quanto você achar necessário)
Batata palha (opcional, mas o prato deixa de ser Dukan)

É só misturar tudo e temperar. Almoço de segunda pronto, esposa feliz e sem bagunça na cozinha :)
Salpicão de frango Reviewed by André Nogal on 25.2.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.