Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

Prato rápido 2: Picadinho de filé + arroz branco + farofa maravilhosa de banana da terra e de quebra um ovo frito


O prato de hoje é um clássico da nossa culinária vernacular (termo que expliquei nesse post). Uma combinação perfeita entre carne, banana e ovo, acompanhada de arroz branco e as vezes até um feijãozinho. Comidinha confortável que abraça o seu estômago. Uma pílula de felicidade instantânea agora ao alcance das suas mãos =).

Acho que é a falta de tempo, mas tô ficando craque em transformar receitas aparentemente complicadas em preparações que ficam prontas em menos de uma hora. o/ Essa nem foi programada, eu abri a geladeira e tinha uma pedaço de carne (que tinha sobrado do outro almoço) e umas três bananas da terra (sobra da feijoada de sábado) e pronto... virou picadinho! É claro que não fiz nenhum caldo de carne que fica uma semana no fogo, bla bla bla, talecousa. Nem usei os tabletinhos de caldo que, na minha opinião, só em último caso, tipo apocalipse zumbi. Enfim, pra facilitar fiz um molhinho com shoyu e funcionou super bem. Vamos à receita?

Picadinho rápido de filé + arroz branco + farofa maravilhosa de banana da terra e de quebra um ovo frito

Ingredientes (2 pessoas):

Carne
300g de filé mignom
6 colheres (sopa) de shoyu
1/4 cebola em cubinhos
1 dente de alho picado
sal e pimenta q.b.
1 colher (sobremesa) de farinha de mandioca torrada

Arroz
1 xícara de arroz branco
11/2 xícara de água fervendo
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) azeite
1 colher (sobremesa) sal

Farofa
2 bananas da terra maduras, cortadas em cubos de 1cm
3 colheres (sopa) de manteiga (é gente, farofa é bem gordinha mas depois eu ensino uma light)
1 colher (sopa) azeite
1/2 cebola em cubinhos
1 xicara de farinha de mandioca torrada

Ovo frito (pode ser poché, que eu prometo que ensino outra hora)
2 ovos
1 colher (sobremesa) manteiga
1 colher(sobremesa) azeite


Preparo:

- Separe todos os ingredientes da lista.

- Corte o filé em cubos de 2x2cm e deixe marinando no shoyu com a cebola e o alho.

- Farofa: Bom, a banana já está em cubos, certo? Então vamos fritá-la em uma colher de azeite + 1 colher da manteiga, até ficar dourada. Agora junte o restante da manteiga e a farinha. Misture muito bem, delicadamente em fogo baixo até que a farofa fique crocante. Acerte o sal.

- Vamos fazer o arroz. Coloque a água para ferver e aqueça o azeite em uma panela. Junte o arroz sem lavar mesmo, o sal e o alho picado. Frite o arroz (ou seja, vá mexendo o arroz na panela quente, até mudar um pouco de cor, ficar mais leitoso ao invés de transparente), por 2 minutos e junte a água fervendo. Tampe a panela e deixe no fogo baixo por 10 minutos ou até que fique cozido.

- Agora que o arroz já deve está pronto, pegue uma frigideira, coloque 2 colheres (sopa) de azeite e deixe aquecer. Junte a carne sem o molho da marinada (o shoyo + cebola + sumo que saiu da carne), e quando estiver frita por igual, acrescente o molho da marinada e a colher de farinha de mandioca para engrossar.

- Leve ao fogo uma frigideira pequena, e se for antiaderente use só uma colher(chá) de manteiga. Frite o ovo em fogo médio. Uma boa dica é abafar a frigideira com uma tampa para cozer a superfície do ovo e deixar a gema meio molinha.

Agora sirva um pouco de arroz, farofa e picadinho, coloque o ovo por cima do arroz, estoure a gema  e seja feliz!!!! \o/  /o\  \o/
Prato rápido 2: Picadinho de filé + arroz branco + farofa maravilhosa de banana da terra e de quebra um ovo frito Reviewed by André Nogal on 24.3.14 Rating: 5

2 comentários:

  1. Olá André, bom dia!
    N/visitinha aqui no blog, encontrei uma receita de xarope de tamarindo p/refrigerante. Hoje estou passando por aqui p/avisar que postei a receita no meu blog (claro que mencionei a fonte) kkkk
    Obrigada pela partilha.
    Aproveitei p/me deliciar com essa refeição, hummm, hummmm e hummm...
    Abraços e uma semana de sucesso e iluminada p/vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Dinha!!! :) Abraços pra você também!

      Excluir

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.