Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

Receita fácil para a Páscoa: sardinhas marinadas


Dia desses comprei essas sardinhas, porque estavam bem bonitas, e guardei no congelador esperando por um bom motivo pra elas irem pra panela. A pobre da sardinha, peixinho discriminado e marginal, é um alimento saudável, barato e delicioso. Daí pensei: já que as pessoas gostam de comer peixe na Páscoa, porque não sugerir sardinhas? Dão uma boa entrada, e com carinho ficam lindas (porque também comemos com os olhos) e deliciosas como o prato principal.

Pois essa é uma receita que vale para o dia-a-dia, porque é fácil e rápida (e é uma receita light, de peixe assado). E vale pra festinha, porque caprichando nos temperos e na cor dos acompanhamentos, fica parecendo uma produção de livro de receitas bacana. ;-) E ainda dá pra tirar uma onda, dizendo que você "resolveu valorizar os ingredientes populares em um prato especial". Né não? :-D Te ensino a fazer um acompanhamento simples e gostoso, e garanto! Vai fazer sucesso :-) Bora lá?


Procure sardinhas frescas e grandes numa peixaria de confiança, e peça para virem limpas (sem vísceras e sem escamas). Calcule de 1 a 2 sardinhas por pessoa.

MARINADA - Ingredientes para 2:

- 4 sardinhas inteiras limpas
- 8 azeitonas recheadas
- 2 dentes de alho
- 1 limão
- 6 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres(sopa) de salsinha picada
- sal e pimenta a gosto

Como fazer:
Bata todos os ingredientes (menos as sardinhas, né?) rapidamente no liquidificador. Deixe ficar uns pedacinhos. Tempere as sardinhas por dentro e por fora com essa pasta e deixe descansar na geladeira.


ACOMPANHAMENTO - Ingredientes para 2:

- 4 batatas médias
- 4 dentes de alho com casca
- 8 tomates cereja cortados ao meio
- azeite q.b.
- sal e pimenta

Como fazer:
- Coloque as batatas em uma panela com água fria, e cozinhe até que estejam macias (espete um garfo na batata e se ela escorrer facilmente está pronta).
- Retire as batatas da água e coloque em um tabuleiro forrado com papel manteiga, e 1 fio de azeite (=um pouco de azeite por cima do papel manteiga).
- Amasse as batatas com a ajuda de uma colher de madeira grande (jeito mais fácil, porque elas estarão muito quentes), e deixe-as como na foto acima.
- Distribua os tomates e dentes de alho e regue com azeite, sal e pimenta.
- Leve ao forno bem quente para gratinar.
- Retire do forno quando estiverem douradas.
- Deixe esfriar um pouco e passe o conteúdo do tabuleiro para uma vasilha bonita, que já possa ir para a mesa.


Agora vamos às sardinhas. Coloque-as no mesmo tabuleiro em que foram assadas as batatas, regando antes o tabuleiro com mais um pouco de azeite. Decore com umas rodelas de limão e leve ao forno bem quente, até começar a dourar nas beiradas, como abaixo.


Agora é só decorar com salsinha e mais limão e servir como petisco, entrada ou prato principal, com as batatas. Duvido que alguém vai torcer o nariz pra elas :)


Me fala que não ficou bonito? A turma aqui caiu matando... não sobrou nadinha. Olha só:



Receita fácil para a Páscoa: sardinhas marinadas Reviewed by André Nogal on 9.4.14 Rating: 5

2 comentários:

  1. Adoro sardinha, assim que comprar vou experimentar esta receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ale :) Experimenta sim, fica muito bom!!

      Excluir

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.