Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

Como retirar baunilha da fava, e o que fazer com a fava e a baunilha

Toda vez que o senso comum diz que uma coisa é das Américas, é na verdade da Ásia. Ex: banana, laranja, jaca. Toda vez que o senso comum diz que uma coisa é europeia, é das Américas. Ex: Batata "inglesa", tomate, baunilha. Ah, esse senso comum...

A verdade é que a baunilha é uma especiaria mexicana, que foi levada para Europa pelos conquistadores espanhois junto com o chocolate. Uma curiosidade? A baunilha é obtida de orquídeas! :-O

Vagens de baunilha são o fruto da orquídea baunilha, geralmente Vanilla planifolia, que é a principal espécie de orquídea cultivada para baunilha. As vagens são colhidas verdes e submetidas a um processo demorado, que envolve a secagem, cura e envelhecimento, o que pode levar vários meses para ser concluído. Devido a isso, grãos de baunilha são uma das especiarias mais caras do mundo, perdendo apenas para o açafrão. Cada fava costuma sair por R$10 (jul/2014). Então, quando tiver uma dessas nas mãos, é melhor tomar cuidado especial e usar todas as partes!

Ah, uma vez compradas as vagens, se não vai usá-las imediatamente, armazene em um recipiente hermético, pois as vagens podem secar, e não será possível retirar as sementes. :-/ A importância de retirar as sementes é que elas tem um aroma/sabor muito, muito mais pronunciado que as favas/cápsulas.

Veja o vídeo com método sem complicações para raspar as sementes de uma fava de baunilha - e o que fazer com a fava depois.

O que fazer com a baunilha/sementes?

As possibilidades são infinitas. Uso muito em bolos e doces. Aqui no Cozinha sem Segredo tem uma receita deliciosa de sorvete de abacaxi assado com baunilha.

O que fazer com a casca/vagem vazia?

#ALTERNATIVA 1: Você pode fazer açúcar de baunilha, apenas colocando-as em um vidro de açúcar e esperando, pelo menos, duas semanas. A vagem pode permanecer no açúcar por tempo indeterminado e você pode apenas adicionar açúcar e mais vagens.

#ALTERNATIVA 2: A cápsula usada pode também ser adicionada a uma garrafa de vodca ou rum, para fazer o extrato de baunilha. Como não é uma vagem totalmente abastecido, a baunilha resultante não será forte o suficiente, então, basta continuar a adicionar suas vagens gastas para reforçar o sabor.

#ALTERNATIVA 3: Deixe a vagem secar completamente até que fique dura. Em seguida moa em um almofariz até virar um pó fino, para usar em receitas de bolos e doces.

#NOTA: Como a baunilha é uma especiaria de manuseio não tão familiar a todos, a maneira mais comum de encontrá-la é na forma de essência. A essência é uma versão bem diluída da baunilha, e tem um cheiro muitas vezes enjoativo. Mas na falta da fava, sempre usei a essência, sem dramas.
Como retirar baunilha da fava, e o que fazer com a fava e a baunilha Reviewed by André Nogal on 28.7.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.