Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

Macarrão com tomates assados e brócolis

Fiquei anos desejando, e por um motivo ou outro ainda não tinha uma assadeira de ferro fundido. Daí fui comprar louça para a Tango (empanederia para a qual faço consultoria de gastronomia), e sucumbi. Levei para casa uma assadeira, que aparece pimpona na foto abaixo. (R$60 no Principado das Louças). Desde então estou viciado.

Além de ser um produto super brasileiro, eu não imaginava que ela pudesse ser tão versátil! Vivi, que está tão empolgada quanto eu, está usando a assadeira para tudo. Coloca na trempe do fogão e refoga, frita, etc. Dá pra usar como chapa pra fazer um bife e também assar um franguinho no forno. E não agarra! :-) Ó! Isso não é propaganda não, heim? É que gostei mesmo da danada! Aliás, não recebo nada por isso, mas é propaganda sim! :-) Super recomendo o material (panelas e assadeiras de ferro fundido).



E já que estou tão empolgado, vou dividir uma receitinha com vocês! Se tiver uma assadeira de ferro, perfeito! Mas se não tiver, usa um tabuleiro mesmo, que tudo bem.

Penne com tomates assados e brócolis (para 4 pessoas)

Ingredientes:
- 600g de penne (para massas com molho curto, a medida é de 150g/pessoa)
- 500g tomate cereja cortados ao meio
- 1 cebola grande cortada em fatias (corte juliana)
- 5 dentes de alho fatiados
- 1/2 maço de tomilho (que eu tiro da horta da Vivi)
- 1/2 brócolis tipo japonês (esse não vai pro forno)
- sal e pimenta do reino q.b.
- queijo parmesão ralado para finalizar (se não tiver parmesão pode usar um Minas curado, que mal tem?)


Preparo:
- ligue o forno a 200 graus
- Misture os tomates + cebola + alho + azeite + tomilho + sal e pimenta na assadeira, e leve ao forno quente por uns 20 minutos, até que os tomates murchem e soltem o caldo. Não deixe ficar tempo demais no forno para não secar. O caldinho do fundo da assadeira será importante para dar sabor à massa.
- Enquanto isso, lave e corte o brócolis e cozinhe em água fervente por 2 min. passando, em seguida, para um recipiente com água gelada. Esse procedimento, chamado branqueamento, vai deixar o brócolis verdinho e crocante. Escorra o brócolis e misture com os tomates.

Massa:
- Em uma panela grande, coloque 6 litros de água (1 litro para cada 100g de massa). Quando a água ferver, adicione 10g de sal grosso para cada litro. 
- Acrescente a massa e siga as instruções sobre o tempo de cozimento da embalagem. Cada massa tem um tempo diferente.
- Assim que a massa estiver cozida retire da água e misture tudo. Se ficar muito seco, adicione uma ou duas colheres (sopa) da água do cozimento da massa e um fio de azeite.

DICA: Nunca jogue fora a água do cozimento da massa. Ela pode ser útil. Se a massa esfriar e colar é só aquecer esta água e passar pela massa no escorredor. A água também pode ser adicionada ao molho se ele estiver muito grosso.



Agora é só aproveitar essa massinha leve que fica perfeita no jantar. Se quiser pode acompanhar com uma proteina pra dar "sustança"! ;)
Macarrão com tomates assados e brócolis Reviewed by André Nogal on 22.7.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.