Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

Cozinha sem segredo - Sabores da América Latina

Uma pesquisa é algo que costuma nascer como uma coceira. É uma coisa pequena, um incômodo, uma vontade de esgotar uma dúvida, um questionamento, uma falta. Pois assim nasceu o Cozinha sem segredo - Sabores da América Latina. Te conto.

Ao longo dos últimos anos venho me interessando mais e mais sobre a gastronomia vernacular. Vernacular é uma palavra que minha mulher usa bastante, aplicando a banco que é banco, sem assinatura e sem frescuras. Cadeira que é cadeira, sabe como? A wikipedia tem um verbete com a expressão "Design Vernacular", dizendo que são soluções materiais ou visuais presentes no cotidiano, e que indicam forte ligação com a cultura local, podendo ser qualquer produto desenvolvido a partir de um hábito cultural. Aplico aqui o adjetivo "vernacular" à gastronomia sem frescura, feita de norte a sul do Brasil, e que faz parte da nossa cultura e a gente nem sabe quem inventou.


Esse interesse em comida popular se ampliou quando passamos - a família toda - um mês na Argentina, pesquisando sabores e receitas de empanadas, para a consultoria do Tango, uma empanaderia no Rio. Fui atrás das receitas caseiras, aquelas que só a abuelita tem, da maneira artesanal de fazer empanadas. Ouvindo muitas histórias regadas a vinho, e batendo muita perna, fui percebendo o quanto somos iguais, e o quanto somos diferentes. Iguais por uma mesma base de ingredientes, diferentes por conta de nossa história, de nossas peculiaridades.


Pois bem, geograficamente, o Brasil é um país latino. Psicologicamente, e na superfície, a língua nos separa. Enquanto a maioria dos outros países falam espanhol e suas variantes, e a TV Latina, os músicos "Latinos" se expressam nessa língua, nós nos ilhamos no português.

(Aliás, acho lindo o portunhol, essa língua estranha que brasileiros e hermanos usamos para nos comunicar. Mesmo achando melhor que pudéssemos ser bilíngues ou poliglotas, acho o portunhol um esforço genuinamente rico e válido.)


Um tanto por conta da diferença de língua, outro tanto pelas dimensões continentais do Brasil, a gastronomia latina ainda está por ser descoberta por nós brasileiros. A pesquisa de ingredientes, modos de fazer e sabores pode constituir um caminho rico e promissor, seja para a construção de uma identidade latina, seja pela ideia de experimentar novas comidas (ou de criar o desejo de experimentá-las). De achar que devemos saber mais de comida latina, conhecer mais as receitas dos nossos povos irmãos, nasceu a ideia do Cozinha sem segredo - Sabores da América Latina.


Cozinha sem segredo - Sabores da América Latina, é um projeto que pretende apresentar aos brasileiros a comida popular latino americana. O projeto aborda a culinária popular: a comida de rua, os restaurantes populares, e o que é consumido nos lares todos os dias. Entrevistando pessoas, fotografando pratos, registrando o que acontece nas ruas, juntamos referências, para te apresentar aqui, e em outros lugares.


O material vai virar vídeo (quer patrocinar? saiba mais sobre o formato e possibilidades, pergunte aqui), com uma mescla de imagens in loco, e a reprodução de receitas com elementos possam ser encontrados em qualquer lugar do Brasil, ao mesmo tempo que se conta a história dos pratos. E claro: vai gerar muitos posts.

Empecemos!
Cozinha sem segredo - Sabores da América Latina Reviewed by André Nogal on 26.9.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.