Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

Como fazer arroz branco, dicas e técnicas para um arroz soltinho



É engraçado reparar que o arroz, um alimento tão básico nas nossas mesas, nem sempre fica soltinho do jeito que a maioria gosta (conheço algumas pessoas que gostam mesmo é do grudadinho). É que as vezes, a coisa é tão simples que acabamos não seguindo receita. Pra quem acerta sempre, ótimo. Pra quem acerta de vez em quando, menos ótimo. Pra acabar com isso de uma vez por todas, é bom conhecer alguns princípios e proporções.

Eu sei que existem outras receitas de arroz, mas essa funciona sempre! A proporção certa é uma parte de arroz para uma e meia de água.

Ingredientes:
2 xícaras de arroz (300g)
3 xícaras de água (450 ml)
½ cebola média em cubinhos
2 colheres (chá) de sal
1 colher(sobremesa) de azeite

Preparo:
- Lave o arroz (delicadamente para não quebrar os grãos) por aproximadamente 5 vezes, até que a água da lavagem fique translúcida. Esse processo é para retirar o amido excedente dos grãos que além de tornar o arroz mais indigesto, o deixa grudento.
- Coloque o lavador de arroz sobre um pano de prato seco, para que absorva toda água do arroz. Deixo até que os grãos estejam completamente secos (uns 20 a 30 min.). Minha avó costumava deixar no sol!
- Coloque as 3 xícaras de água para ferver em uma panela.
- Em outra panela, esquente o azeite e coloque o arroz seco para refogar, fritando bem, em fogo médio, até que os grãos fiquem translúcidos. Repare que quando começar a fritar, os grãos irão se unir formando grumos.
- Quando o arroz ficar soltinho de novo, chegou a hora de adicionar a água quente. Esse processo modifica o amido restante, o deixando mais fácil de digerir.
- Junte o sal e finalmente a água quente.
- Coloque a cebola por cima, sem misturar , abaixe o fogo e tampe a panela deixando uma fresta.
- Aguarde aproximadamente 15 min. e está pronto.
- Desligue o fogo e deixe descansar por alguns minutos. Depois basta soltar com um garfo e servir!



Dicas:
- A proporção correta é: uma medida de arroz para uma e meia de água. Ou 2:3.
- Lavar o arroz retira o excesso de amido que fica nos grãos e é muito importante para deixá-lo soltinho.
- Secar o arroz depois da lavagem também ajuda, porque por mais que lavemos o arroz, sempre fica um pouco de amido, e se estiver molhado não vai fritar muito bem. (Minha avó secava o arroz no sol)
- Refogar o arroz em fogo alto e depois que adicionar a água, baixar o fogo.
- Fritar o arroz modifica o amido e, além de deixá-lo mais solto, facilita a digestão.
- Sempre utilizar água quente para cozinhar o arroz, e nunca adicionar água fria.
- As variedades de arroz de grãos longos são menos glutinosas(contém menos amido) e por isso melhores para fazer um arroz solto. As de grãos curtos são melhores para doces e risotos.

Muita gente tempera o arroz com alho ou alho e cebola. Eu prefiro ter temperos diferentes para pratos diferentes, assim não fica tudo com o mesmo gosto. E como o feijão é temperado com bastante alho, eu prefiro usar a cebola no arroz ;-)
Como fazer arroz branco, dicas e técnicas para um arroz soltinho Reviewed by André Nogal on 4.11.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.