Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

Sopa fácil de tomate assado

Sopa fácil de tomate assado

As águas de março finalmente resolveram dar as caras. E já que a semana começou chuvosa, vai rolar uma sopinha. Mas como ainda está bem quente... achei melhor fazer uma sopa mais leve.

Tinha bastante tomate na geladeira, um pimentão vermelho e cebolas. Mas Gazpacho eu não queria, nem massa. Acabei encontrando uns cogumelos secos na despensa e usei para preparar uma sopa, bem fácil, de tomates assados.

Assar os legumes e deixar dar aquela tostadinha nas pontas dos legumes, dá uma super turbinada no sabor da sopa, deixando um defumado delicioso. Por sorte, eu tinha um pote de mascarpone, que usei para acompanhar a sopa, mas qualquer queijo cremoso serve (cream cheese, requeijão) ou nenhum queijo se você  quiser uma sopa mais leve. :-)

Sopa fácil de tomate assado



Ingredientes:

- 1 kg de tomates maduros cortados em quatro
- 1 cebola média cortada em quatro
- 5 dentes de alho
- 1 pimentão vermelho sem sementes em pedaços
- 1/2 xícara de manjericão fresco (só as folhas)
- 1/4 de xícara de cogumelos secos (opcional)
- 1/4 de xícara de azeite
- sal e pimenta-do-reino q.b.


Preparo:

- Misture os tomates + cebola + pimentão + dentes de alho com o azeite, coloque em um tabuleiro e leve ao forno alto por 20 min. ou até que os legumes estejam assados, e com as pontas tostadas.
- Tire do forno, misture o manjericão e bata os legumes assados no liquidificador (ou mixer) até que virem um creme homogêneo.
- Transfira o creme para uma panela e leve ao fogo.
- Caso for usar os cogumelos, coloque-os de molho em 1 xícara de água morna e deixe até hidratar (uns 5-10 minutos). Tire  o cogumelo da água e corte em cubinhos, reserve a água. Misture os cubinhos de cogumelo e a água no creme de tomate.
- Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite.
- Sirva com uma colherada de queijo cremoso (ou não) e torradas.

Sopa fácil de tomate assado

Essa sopa fica deliciosa por causa do sabor de tostado dos legumes. Os cogumelos e queijo cremoso são opcionais. Você também pode incrementá-la com cubinhos de bacon. :-P

Sopa fácil de tomate assado Reviewed by André Nogal on 9.3.15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.